O novo P4? Não, o novo stepping dos processadores PIII.

 

Muitos tentam e poucos conseguem chegar a marca do 1 Ghz com os PIII Coppermine, mesmo sendo um de 800 ou 900 Mhz. E mesmo os que conseguem, não obtém uma estabilidade a ponto de poderem ser classificados como totalmente estáveis.
Como nos Celerons PPGA, onde a marca máxima chegava aos 600 Mhz, esses PIII chegam estáveis a no máximo 980.
A Intel melhorando a linha de montagem e introduzindo melhoramentos e aumentando para 1,7V no core do novo "stepping" cC0, fizeram dessa nova safra um "must" para os overclockers, onde um PIII 700 chega a marca de 1100 em muitos casos, com um bom sistema de cooler como um Alpha ou mesmo a 1050 com cooler normal.
Com a queda muito grande dos preços dos processadores, essa marca mágica de 1 Ghz já faz parte dos planos de quem antes nem poderia imaginar essa marca sem gastar fortunas.
Os novos P4 recém lançados estão muito longe de serem algo viável, tanto em termos de preço como de desempenho, senão vejamos:
Além do processador, precisaríamos nova placa mãe com chipset i850 e novas memórias Rambus de alto preço, e por incrível que pareça, de novo gabinete, pois o cooler tem que ser parafusado em um suporte no gabinete pois não tem como prendê-lo de outra maneira a não ser fazendo gambiarra em um gabinete atual.
Mais um bom motivo para que esse novo step de Coppermine seja bem vindo, é o desempenho nada alentador do P4, já que em testes como veremos a seguir, ficou bem além da expectativa e nem sequer esteja nos sonhos de fanáticos por desempenho, sendo ultrapassado pelo próprio PIII e ThunderBird.



Como hoje em dia o preço das memórias está bem abaixo do que estava a três meses atrás, não faz sentido comprar memórias PC-100 e sim PC-133 que conseguem rodar até a 160 de FSB, eliminando uma das dificuldades que se tinha em colocar um PIII com over a 900-980 Mhz com um placa campeã de desempenho como a BX440. Com a entrada de placas-mãe como a i815 da Intel, elimina-se até esse requisito, já que se pode rodar as memórias a 100 Mhz, então um over está bem mais fácil agora. Tínhamos antes as placas com chipset VIA, mas com um desempenho bem abaixo de uma BX Intel, tornando essas placas nada recomendadas para quem exigia desempenho máximo.
Mostramos nessas tabelas da Intel, os seriais desse novo stepping Cc0.

Ir para o site da Intel

Sachs

 

 Voltar para Análises/Processadores

 

Hard&Cia - 2001
Dúvidas, sugestões e críticas gerais? Hard&Cia Mail