Celeron Mendocino (Celeron "A")

Dia 24 de Agosto, a Intel anunciou a sua mais nova arma: O Celeron Mendocino.

Ao contrário do antigo Celeron, este possui 128 kB de cache L2, porém rodando na mesma frequencia do processador, como já vimos no Pentium II Xeon. Falando em Xeon, o Celeron Mendocino é quase um Xeon, pois usa a mesma arquitetura, e a mesma tecnologia de cache L2. A diferença, claro, fica por conta de quantidade deste.

Ao contrário do que se poderia esperar, o Celeron Mendocino continua oferecendo a possibilidade de overclocks astronômicos como o antigo Celeron. As regras para o overclok continuam sendo as mesmas do antigo: É preciso uma placa mãe com chipset BX e memórias PC-100. Com esse equipamento, um Celeron Mendocino de 300 MHz, roda fácil a 450 MHz, e consegue-se fazer a versão de 333 MHz rodar a até 500 MHz!! Sendo que a esta velocidade, o Celeron se torna o mais rápido processador da Intel, superando o P-II de 450 MHz.

Apesar de possuir apenas 128 kB de cache, como já dito anteriormente, este funciona na mesma velocidade do processador. Assim, a velocidade compensa em parte a menor quantidade. De fato, o Celeron Mendocino rivaliza com um P-II do mesmo clock, tanto em aplicações Office, quanto em jogos e aplicativos gráficos. Segundo os mais pessimistas, a performance do Celeron Mendocino é 5% inferior a um P-II do mesmo clock, porém outros defendem que ele chega a ser até mais rápido em algumas aplicações. Fisicamente o chip é quase idêntico ao Celeron antigo, a única diferença visível é a capa de metal que encobre o núcleo da CPU, que no caso do Mendocino é bem maior, como pode ser visto na foto:

Celeron A - Mendocino

Como pode ser visto nos gráficos abaixo, a performance do Celeron realmente não deixa nada a desejar, sendo ele atualmente de longe a melhor opção custo-benefício do mercado. Já pensou em um processador mais rápido do que um P-II 400, mas que só custa 150 dólares (nos EUA) ? Nem precisa mais sonhar, o Celeron Mendocino é tudo o que você queria. Só não se esqueca que este é claramente um plano da Intel para destruir seus concorrentes, quem ia querer um Cyrix ou um K6-2 se podem por apenas 150 dólares ter um processador muito mais rápido?

Performance rodando aplicativos de escritório:

Celeron A - WinStone98

Performance rodando o Quake 2:

Quake II

Performance em Aplicativos Gráficos (3D Studio Max):

3D Studio Max

Agradeço a Tom Pabst (http://www.tomshardware.com) por ter gentilmente cedido os gráficos acima.

Bhagavata



Hard&Cia - 2001
Dúvidas, sugestões e críticas gerais? Hard&Cia Mail