Placas de Vídeo

Recentemente comprei uma placa de vídeo trident 9680 de 2 megas. O problema é que o Windows 95 só me permite usar 256 cores! Uma placa de 2 megas deveria aceitar 24 ou 32 bits de cor não é?

Bhagavata: No seu caso o problema é com os drivers instalados pelo Windows. Nem sempre o windows 95 possui os drivers adequados para a sua placa de vídeo, nestes casos ele instala um driver genérico que so permite 256 ou mesmo 16 cores.

Você vai precisar dos drivers fornecidos pelo fabricante, que devem estar no diretório "Win95" do CD que acompanha a sua placa, caso não possua o CD, você poderá baixar os drivers direto do site do frabricante. No seu caso o driver pode ser baixado em: http://www.tridentmicro.com/trident/drivers/W95-9680.EXE . De posse do driver, instale-o indo em: meu computador/painel de controle/Vídeo .Na tela que vai surgir, entre na guia configurações, e em propriedades avançadas. Clique agora no botão alterar e em com disco, aponte a localização do driver e clique no botão OK.

Possuo um pentium 166 e gostaria de saber onde posso ver a configuracao do meu monitor. A marca dele é MARKVISION . Sera que entra com mais cores, pois só estah aceitando 16 cores. Sera que ele aceita 16 bits ou maior, ou existiria um driver de vídeo padrão que eu poderia baixar?

Bhagavata: Você tá confundindo tudo. As funções às quais vc está se referindo são da placa de video e não do monitor. Qualquer monitor SVGA suporta True Collor. Você está usando o driver VGA Padrao do Windows, por isso so está conseguindo 16 cores. Para ter 16 ou 24 bits de cor você precisará do driver adequado para a sua placa de video, que você vai encontrar nos discos de instalação desta ou na ausência destes no site do fabricante, procure em www.winfiles.com . Para entrar na configuracao da placa de video e do monitor é so clicar com o botao direito do mouse em cima do papel de parede da area de trabalho e entrar em propriedades.

Nos Tutoriais da Hard & Cia. vocês falaram sobre placas boas apenas para jogos, mas eu gostaria de saber sobre uma placa boa em jogos 3D e boa também em outros softwares como o Auto CAD e Mini CAD. A maquina usada é um P200MMX com 32 de RAM e 2Mb de video (a placa segundo um software é uma Trident).

Bhagavata: Essa sua placa deve ser uma Trident 9680 com 2 megas (igual à minha) essa placa tem um desempenho satisfatorio pra aplicacoes "padrao"como planilhas internet, etc. Porém pra programas gráficos mais pesados e jogos ela deixa muito a desejar. Um boa placa atualmente pra todas as aplicacoes é a Viper 330, ela está custando uns 140 reais aqui em São Paulo, e é uma placa "combo" fornecendo um ótimo desempenho em 3D e também uma das placas 2D mais rapidas que existem, não é a melhor placa do mercado, mas sem dúvida a melhor em custo-beneficio, sendo recomendável não só para jogos, mas para programas gráficos em geral.

Se a placa em questão for voltada para jogos, e que todos jogos atualizados tem suporte para o Chipset Voodoo 3DFX, a combinação Monster I ou II com uma Viper, caso o custo final não for fator limitante não pode ser uma boa idéia?

Aurélio: Não é nada disso, os aplicativos 3D (entre eles os jogos) são programados usando as API's 3D, não importa qual o chipset das placas que possuem drivers para essas API's. A mais difundida em jogos é a Direct 3d da MS embora a GL , que é uma criação da Silicon Graphics, seja mais poderosa e flexível para os programadores dos aplicativos que usam essas API's. Portanto o jogo não é feito para um determinado chipset e sim usando esse ou aquele conjunto de API's, essas duas que citei são as mais difundidas. É uma absoluta insanidade colocar uma Monster com uma Viper, mesmo porque a Viper é mais veloz em D3D , em que estão programados a maioria dos jogos, do que a Monster. Se você quer um excelente conjunto a opção inteligente seria uma Matrox Millenium II + uma Quantum 3D Obsidian (que te dá desempenho de Voodoo II), se você não tiver restrições orçamentarias é o que há. Já o Voodoo II por enquanto é futuro, pois mas não resta dúvidas de que será imbatível por um bom período.

Qual a melhor placa de vídeo AGP da atualidade ? Quero que ela seja rápida principalmente em 2D pois já tenho uma aceleradora 3D dedicada (Monster 3D 1)

Aurélio: A principal vantagem do barramento AGP é no DIME (Direct Memory Execution) usado para texturizações 3D, portanto para se tirar realmente alguma vantagem do barramento aconselho o uso de uma placa 3D. Caso contrário você além de não obter vantagem em termos de vídeo (como conseqüência do AGP) não vai nem descongestionar o PCI, pois a Monster está lá. Como você já tem uma boa placa 3D, te aconselho um upgrade apenas quando saírem as AGP's "de verdade" (placas que realmente explorem as vantagens) como as placas com o Riva TNT. Caso queira fazer um upgrade agora, vá para uma Viper AGP.

Por favor, gostaria de uma sugestão de uma placa 3D dedicada, não muito cara, com chip 3dfx pra eu rodar alguns joguinhos mais sanguessugas como o recém-baixado Tomb Raider II.

Aurélio: A placa escolhida em fevereiro pela revista americana "Gamecenter" como a "compra do ano" é a Diamond Stealth II ("The Stealth II is one hell of a graphics accelerator for the money"), de preço acessível e muito bem acelerada tanto em 2D como em 3D pelo chip Redition Verité 2100. Não é a mais veloz mas deixa para trás concorrentes muitíssimos mais caros, sendo uma placa combo você pode dispensar a sua fraca placa de vídeo p/ 2D, é uma ótima solução à um fantástico custo/benefício, mas se você quiser gastar um pouquinho mais compra uma Viper.

Qual a diferença no ganho de produtividade/desempenho, entre uma placa de vídeo PCI e uma AGP? Fui numa palestra da Intel e vi uma demonstração de uma placa AGP e realmente me surpreendi...

Aurélio: NÃO, não há praticamente nenhuma diferença de desempenho entre as placas PCI e AGP atuais, você ficou impressionado porque a placa era boa, não simplesmente porque era AGP. A porta AGP possui um barramento independente do PCI, possuindo um acesso direto à memória também, é na verdade , nesse tipo de acesso a memória que está a grande vantagem do AGP, permitindo o tratamento de texturas diretamente na memória principal, outro importante ponto é que ele descongestiona o barramento PCI, coisa importantíssima, uma vez que as placas de vídeo são as maiores "comedoras" de banda do barramento, e em sistemas com diversos desses periféricos ( PCI ) esse barramento de 32 bits se torna um gargalo. As primeiras placas de vídeo com capacidade de trabalhar em AGP X2 ( 266 MB/s) já estão entrando no mercado, vejamos se essas apresentam um ganho real de desempenho sobre as PCI's - pois essas, como disse, quando trabalhando em barramentos descongestionados saem-se tão bem quanto as primeiras AGP, mesmo aquelas que possuem a habilidade de fazer texturizações na memória do sistema, como a Viper PCI, não ficam atrás das irmãs AGP - na verdade ficam, mas por pouquíssimo, diferença imperceptível na prática.

Alguém saberia informar, porque quando utilizo a resolução de 800x600, a imagem fica com uma pequena flutuação (tipo bandeira no mastro), e com 1024x768 apresenta cintilação igual aqueles filmes do cinema antigo. A placa de vídeo é uma Diamond Stealth 2500 e o monitor é um Samsung SyncMaster 3Ne.

Bhagavata: Isso se deve a uma baixa taxa de renovação da imagem, entre nas propriedades de vídeo do seu Win95 e mude o refresh-rate para 72 ou 75 mhz, isto vai resolver o seu problema. Para isso você vai precisar ter instalado os drivers corretos para a sua placa de vídeo.

Estou com uma Viper V330 PCI rodando Quake 2 OpenGl à 800x600 e me surpreendi com os +- 40 Frames por segundo apresentados por ela... Meu micro é um Pentium II 266, 64 mb SDram, Chipset 440LX. Sem falar no Moto Racer que veio com a placa in-a-box, ele deve tá rodando à no mínimo 80 FPS... O Refresh com que o monitor trabalha influi em alguma coisa ? Tô à 85 hz... O refresh impõe algum limite a FPS ?

Aurélio: É evidente que o DAC não vai gerar um número de frames superior àquele ao qual ele está configurado para enviar ao monitor, ainda que a placa seja capaz de gerar um número maior de frames. Assim, ao usar refresh de 85 HZ você jamais terá mais de 85 frames por segundo efetivamente projetadas. Entretanto, não se preocupe, esse refresh é excelente, apenas abaixo de 72 Hz é que a imagem começa a ter flickers, uma coisa horrível seria um refresh de 60 hz em varredura não entrelaçada, aliás já é lei no Reino Unido: Nenhuma empresa pode oferecer aos seus funcionários computadores ,para trabalho, com refresh rate inferior a 72hz. Para efeito de continuidade de cena do jogo, um FPS de 20 (com 80 de refresh daria uma média de 4 telas a serem repetidas em seqüência) está muito bom e de 30 está ótimo, para você ter uma idéia as projeções de cinema usam 60 FPS, nessa taxa é absolutamente impossível perceber qualquer descontinuidade. Não confunda descontinuidade de cena com o flicker que ocorre quando você usa taxas de renovação de tela abaixo de 72 hz, o flicker é perceptível e faz mal aos olhos, está ligado à descationização, e conseqüente perda de brilho, do fósforo do monitor.

É verdade que a Viper V330 só funciona em 640x480 OpenGl em alguns programas porque tem apenas 4 mb memória?

Aurélio: A Viper funciona em resoluções de 800 x600, em 16 bits (800x600 x 6 bytes = 2,74 MB - 3 frames, uma front outra back e a terceira a do buffer Z) , e até mais um pouco em Open GL e D3D, os 4 MB são mais do que suficientes para armazenar todas as informações inclusive as do z-buffer (sem z-buffer a resolução máxima da Viper é de 1600x1200) isso porque a Viper, bem como outras placas com o RIVA 128, usam a memória do sistema para armazenamento de texturas, isso é válido tanto p/ os modelos PCI como AGP. Essa também é a resolução máxima de uma Voddoo2 12 MB em Open GL, D3D ou Glide, se usando z-buffering, ou seja exatamente a mesma da Viper, pois todo o restante da memória é usado para texturas. Você está confundindo com a Monster, essa sim possui a resolução máxima de 640 x480 em qualquer circunstância.



Hard&Cia - 2001
Dúvidas, sugestões e críticas gerais? Hard&Cia Mail